PROJETOS

City Tour Arvoredo

Passeio que fez parte do Projeto Adote Um Escritor 2011, quando estudamos os Crimes da Rua do Arvoredo.  Nesta ocasião contratamos uma guia turística e fizemos o city tour descrito abaixo seguido da visita à Bienal.

Manhã:

Bienal – Cidade Não Vista)

 

Tarde: Roteiro baseado no livro Canibais de David Coimbra

Saída – Usina do Gasômetro

 

- Rua José do Patrocínio / Rua Joaquim Nabuco

   Travessa dos Venezianos (visita)

Rua da Margem (atual João Alfredo): Museu de Porto Alegre

- Rua da República

Rua da Olaria (atual Lima e Silva/ cruza com Rua da Figueira (atual Cel. Genuíno)

Rua do Arvoredo (atual Fernando Machado)

- Rua Marechal Floriano Peixoto

- Rua José do Patrocínio

- Rua Loureiro da Silva (perimetral)

- Rua Vasco Alves (Castelinho do Alto da Bronze, 1848)

Rua Formosa (atual Duque de Caxias): Alto da Bronze / Praça Gal. Osório (visita)

Rua do Arvoredo (atual Fernando Machado): nº 27, Casa da Açougue

Rua Formosa (atual Duque de Caxias): Praça da Matriz (visita)

       Rua da Ladeira (atual General Câmara)

       Rua do Cemitério (atual Espírito Santo)

Beco do Poço (atual Borges de Medeiros )

Rua Santa Catarina (atual Dr. Flores): Praça do Portão

- Rua da Ponte (atual Riachuelo)

- Rua do Rosário (atual Vigário José Inácio)

- Rua dos Prazeres (atual Bento Martins)

- Rua da Varzinha (atual Demétrio Ribeiro)

 

Encerramento: imediações da Usina do Gasômetro, Rua Washington Luis.











A seguir,  cartelas para montar um jogo de investigação. Acompanhe as pistas que a polícia do século XIX  acompanhou para desvendar o crime.


    José Ramos, açougueiro, era casado com a bela Catarina.

Cena de crime horripilante no porão da casa de José Ramos e Catarina Palse.







Enterrados pedaços de um corpo humano já em avançado estado de decomposição.





Os crimes causaram repugnância.





Os crimes da Rua do Arvoredo






Os porto-alegrenses gostavam muito das linguiças vendidas na Rua do Arvoredo.




linguiça de carne de gente.










Ao examinar um poço desativado na casa, a polícia encontrou vários corpos esquartejados.






... atraíam indivíduos para sua residência a fim de matá-los.







Os corpos das vítimas eram transformados em linguiça.







pedaços de corpos esquartejados no porão da residência do casal.

O cadáver havia sido retalhado, com a cabeça e membros separados do tronco e este, por sua vez, repartido em vários pedaços.

Uma série de boatos davam conta de que o casal assassino fazia linguiça de carne de gente.





A linguiça com a carne das vítimas era vendida no açougue da cidade.


Rua Fernando Machado.

















C14   DESCREVE  AUTORRETRATOS EM 2011

sinopse do projeto:

 Este foi um dos Projetos que me deixou saudades no Anísio Teixeira em 2011. Bom Trabalho que socializo para que possam aproveitá-lo..

sinopse do Projeto:  um projeto com vários desdobramentos em parceria com Arte-Educação, nas aulas de Língua Portuguesa, alunos da turma C14  liam obras  de arte    comentadas por especialistas e apropriavam-se não apenas das características imagéticas das obras e dos autores e estilos de épocas, mas das formas de dizer e expressar a obra de arte, observando aspectos estéticos e  sensíveis presentes na mesma. Ao apropriarem-se de uma forma de linguagem descritiva para obras de arte, puderam tomá-la para produzir seus próprios textos autorais em que dialogam com as obras que estão conhecendo e com os leitores que lhes visitaram na exposição de final de ano na escola.Uma das obras de referência para a produção de textos foi -CANTON, Kátia. Espelho de Artista. Ed. Cosac & Naify. São Paulo. 2ª edição. 2001, cujos textos lhes serviram de modelo.


O derrubador brasileiro
Autor: José Ferraz de Almeida Júnior
1879

Este  homem, meu querido leitor, está sem camiseta. Ele está sentado em cima de um banco de pedra, com as calças dobradas até o joelho. N mão direita,  ele segura um cigarro e, na mão esquerda, ele segura um machado. Sua calça é branca com o  cinto marrom. Seu cabelo é preto e seu bigode e cavanhaque também são pretos. Este homem parece estar com o clima de tristeza, melancolia.
 Thiago Borges
C14
Set/2011





Farturama (mulher com vestido vermelho ou mulher rabujenta)
Autor: Gauguim
Ano: 1891

Na cena que aparece mostra uma moça sentada numa cadeira com um vestido enorme e um lenço na mão.. De pés descalços, aparenta estar muito triste ou cansada, talvez. Com um cabelo longo e bem escuro, com uma aliança na mão. Numa sala azul turqueza, ou será verde água? Uma cadeira antiga ou velha. Um quadro com muitos tons de verde e ela no meio daquelas cores fortes com pinceladas cheias de vida, com fortes traçados específicos e formas arredondadas.
A moça sentada na cadeira de balanço com um vestido vermelho no meio de muitos azuis e verdes, um longo cabelo preto com trança; uns lábios exatamente grandes, ou será que ela está aborrecida?
Com as mãos sobre as pernas segurando um lenço branco, parece estar muito triste ou será desaminada?
Stephany Damacena
C14

Set/2011   

Estudo de Madame Valpinçon
Autor: Degas
Data: 1865

Uma moça sentada numa cadeira, com o braço apoiado numa mesa, com um vaso com muitas flores azuis, amarelas, brancas e laranjas, com um quadro muito bonito com uma paisagem de flores pequenas, apenas com tons verdes. A moça bem arrumada, com a mão direita na boca, um casaco marrom, um lenço preto, um anel na mão direita e uma touca branca com detalhes pretos e com o cabelo preso.

A moça parece pensativa, meio assustada, triste. Parece que ela está vendo alguma coisa que ela não está gostando ou alguma coisa de mal que aconteceu com a família da moça.

O autor dá umas pinceladas sensíveis, delicadas, não tem como explicar, é uma imagem sensível.
O que mais se destaca na imagem é o vaso de flores coloridas.                                                   Kethlyn
C14
Set/2011

Mulher  com Sombrinha
Autor: Monet

Oi, meu nome é Franciele e meu dever é construir  texto descritivo do artista plástico Monet e o nome da obra é Mulher com Sombrinha.
Bem, a Mulher com Sombrinha está usando um vestido branco fino na parte de cima e bem soltinho na parte de baixo. Ele também tem uns babadinhos. No vestido também tem uma flor meio que laranja. As mangas dele são mais ou menos no cotovelo.
A moça está com uma sombrinha da cor verde abacate. Ela está usando um chapéu meio que caído para o lado direito e no lado esquerdo do chapéu, tem um laço com um lenço caído no seu ombro.
Ela está num jardim florido e bem ensolarado. O céu está bem azul e com algumas nuvens e no quadro aparenta pegar bem pouco sol nela.

Franciele e Fernanda
C14
Nov/2011


O título é  “Mulher lendo”. O autor se chama Matisse. Foi feito em 1894. Fisicamente, ela está de costas, sentada numa cadeira, lendo um livro. Psicologicamente, ela está com uma cara  meio triste e com um pouco de cansaço.
O tipo da pintura é preto, marrom, verde com branco e meio alaranjado. Os elementos que estão destacados são: abajur, quadro, armário, lenço, cadeira, e uma estátua pequena de um homem e uma criança. Esta mulher está com um olhar muito triste. Deve ser o livro que ela está lendo. É um livro que é um pouco romântico e ela está triste. 
Bruna Salvador da Silva
C14
Set/2011


O violoncelista Upaupa Scheneklud
Autor: Gauguin
Ano: 1894

O Gauguin está sentado de frente e ele está tocando violino. Ele parece estar de pijama e de chambre meio azul e a sua calça também é azul. O seu cabelo é meio vermelho forte, e ele tem sua barba um pouco para fora, tipo cowboy do velho oeste.
E ele parece estar pensativo e meio preocupado.
Ele dá pinceladas finas e os traços são meio fortes e ao mesmo tempo fracos. As cores são fortes, mas ele chama mais atenção das pessoas  é para o seu violoncelo que está na sua mão.
Ele está preocupado com o acerto da sua música e preocupado com  o que o público vai pensar sobre sua arte e sua música.
E você, o que você acha que ele está pensando? E com que ele está preocupado?

Paula
C14
Set/2011


Olha, Michey
Autor: Lichtenstein
Ano: 1961

O Mickey veste uma camiseta  e um sapato vermelhos, mas não um vermelho normal, mas sim um vermelho escuro. Ele também veste uma luva branca e usa uma calça azul marinho. E ele está de meio perfil e está segurando uma vara de pescar.
Donald também está segurando uma vara de pescar e está inclinado, quase caindo da ponte. O anzol da vara de pescar está enganchado no rabo dele. Ele está vestindo uma gravata borboleta vermelha.
Michey está sorridente e parece estar feliz. Ele está olhando o Donald e rindo. Donald parece estar assustado com os olhos arregalados e com a boca aberta, com medo de cair na água.
Essa pintura é do tipo de quadrinhos. A pincelada do autor é diferente, porque ele não faz muitos detalhes pequenos: é uma pincelada mais grossa, com o traço grosso.
Esse quadro tem poucas cores, mas o mais destacado é o azul marinho, mas também o amarelo cor de óleo se destaca bastante. Este  quadro tem  também uma cor bem forte que é o vermelho cor de sangue que também chama bastante atenção.

Nicolas Jardim
C14
Set/2011


Raparigas com flores de mangas
Autor: Gauguin
Data: 1899

O quadro mostra duas mulheres muito bonitas, uma segurando uma badeja e outra está com um punhado de flores. Uma está nua do tronco para cima e a outra está com apenas um seio de fora. No quadro, parece que elas estão dentro de uma mata e está entardecendo. Parece que elas estão paradas para serem retratadas.
O que está destacado são as cores das frutas que estão na bandeja e o rosto das mulheres. As moças estão com uma expressão tranqüila, mas com uma pitada de vergonha. Estão orgulhosas de si mesmas.
Como a gente pode ver, ele fez umas pinceladas no tom de amarelo acima de uma das mulheres que também chamou atenção.

Brenda S dos Santos
C14
Set/2011


Camponesa da Região do Vindelício

Autor: Dürer
Ano: 1505

Um retrato de uma mulher sorridente, bonita e negra, com seus cabelos cacheados tapados com uma bandana de pano igual a suas roupas.
Parece que ela está bem feliz com que está acontecendo no seu retrato. O seu desenho é o traço sobre papel com fundo preto e branco.
Essa Camponesa da Região do Vindelício vem da Áustria, na zona da Etíria e da Coríntia.

Luan Bica
 C14
Set/2011

Os filhos do meu compadre - Retratos de Modesto e de Jesus Sanchez
Autor: Diego Rivera
Ano: 1930

Eles estão parados numa posição de foto e estão sérios

Eles estão numa posição de foto. A pintura é um pouco escura e um pouco clara. O rosto de uma criança é um pouco claro e da outra criança é um pouco escuro. Os elementos que são destacados são as calças. Pra mim, eles estõa sérios e tristes. Leitor, você viu como esse retrato é bonito?

Keniel
C14
Set/2011


Triple Self-Portrait
Norman Rockwell


Norman está sentado em um banquinho de madeira. Em sua frente, tem um quadro que ele está se desenhando. Ao lado do quadro, tem um espelho grande. Ele está se olhando no espelho. Conforme ele vai se olhando, ele se desenha. Ele está com uma expressão de cansado, desconfiado. Ele está usando uma camisa azul, uma calça social cinza clarinha, um cinto marrom. Seu sapato também é marrom. Suas meias são pretas, seu cabelo é grisalho. Ele também está com sua palheta na mão esquerda e um pincel em sua mão direita. Tem alguns pincéis espalhados pelo chão. Ele está usando um óculos redondo. Tem algumas pinturas coladas no quadro que ele está se desenhando. Ele também está com seu cachimbo na boca meio que no cantinho.
Enfim, Norman Rockwell é um grande artista. Todas suas obras de arte são incríveis.


Thalya Cardoso
C14
Set/2011


Virgem e Menino (Madona de Lucda)
Van Eyck
1435

Ela está com vestido longo e vermelho cobrindo quase seu corpo inteiro e com os seios de fora e cabelo alaranjado.
Ela está olhando para seu filho com cara de quem está emocionada, vendo seu filho mamar em seus seios.

Ela está com seu filho no colo e amamentando ele. A pintura é meio sombreada no vestido da mulher. Pinceladas grossas e outras finas, traços retos, quebrados e tortos. A cor do vestido é um vermelho forte e o tapete quase xadrez, cores variadas, principalmente o vermelho. Formas arredondadas, quebradas, triangulares.
O bebê está olhando pra sua mãe com cara de sono. Elementos de cores fortes e outros escuros.

Welisson Reges
C14
Set/2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário